Lisboa: (+351) 213 216 400 | Porto: (+351) 225 198 700

Para que possa esclarecer todas as suas dúvidas relativas a assuntos abordados na aula, fazendo uma aprendizagem eficiente dos conteúdos, consulte 10 estratégias para melhorar os seus estudos.

Uma aprendizagem eficiente exige muita dedicação e responsabilidade por parte do aluno. Muitos alunos têm dificuldade em encontrar a melhor forma de organização e de compreender quais as estratégias mais eficientes para assimilar o conteúdo abordado na sala de aula. Para que saiba como resolver esses problemas, aqui ficam algumas dicas que o podem ajudar.

Consulte 10 estratégias eficientes para melhorar os seus estudos:

1. Diagramas
Ao estudar, tente criar desenhos ou diagramas que facilitem a compreensão da matéria. Faça esquemas que relacionem os assuntos que anota nas aulas e relacione figuras que o possam ajudar na memorização do assunto.

2. Criar questões
Enquanto estuda, formule questões sobre os assuntos analisados para que possa verificar se assimilou tudo o que é suposto saber, ao responder às perguntas criadas por si.

3. Pensar sobre o que já sabe
Algo que pode facilitar a compreensão da matéria estudada é pensar sobre o que já sabe sobre aquilo e relacionar com os assuntos que até então eram novidade para si.

4. Debater
Converse com os seus amigos sobre os assuntos vistos em aula. Debater sobre a matéria ajuda-o a fixar o conteúdo que deve estudar.

5. Praticar
Tente fazer exercícios sobre a matéria que viu na aula para praticar os seus conhecimentos. Se for possível, coloque-o em prática através de alguma atividade relacionada com o assunto estudado, como por exemplo, uma experiência química.

6. Rever
Depois de estudar, reveja o conteúdo as vezes que forem necessárias para que possa perceber melhor se ainda lhe restam dúvidas. Caso persistam ainda algumas dúvidas tente esclarecê-las garantindo uma aprendizagem mais completa.

7. Notas sobre dúvidas
Na sala de aula, quando estiver a anotar o conteúdo passado pelo professor, tente tirar notas sobre as dúvidas que lhe vão surgindo no momento. Desta maneira, lembrar-se-á de todas as suas dúvidas quando tiver que contactar o professor para esclarecer as questões que ainda o deixam confuso.

8. Organização
Manter-se organizado é essencial para um estudo mais eficiente. Por isso, tente gerir a sua rotina para que seja possível rever o conteúdo no mesmo dia em que teve as aulas e para que todas as suas tarefas sejam feitas atempadamente.

9. Relacionar
Relacionar temas estudados com acontecimentos da sua vida diária pode ser uma boa estratégia de assimilação. Por isso, sempre que possível, procure encontrar pontos em comum entre si e a matéria que deve estudar.

10. Ideias chave
Durante as aulas e também durante os estudos depois das aulas, tente anotar ideias chave que o possam lembrar do assunto principal da matéria. Assim, a memorização torna-se mais fácil.

Universia, 06/12/2013


Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *