Lisboa: (+351) 213 216 400 | Porto: (+351) 225 198 700

Quase todos dizem que o período universitário será o melhor da sua vida: que vão encontrar os seus amigos de verdade, descobrir quem são os verdadeiros amigos, que nunca vão querer sair da universidade, que vão adorar todos os momentos que lá estiverem…

A vida universitária é mais simples do que a dos licenciados. Mas as pessoas geralmente encobrem um facto: que uma grande mudança de vida, como o ir para a faculdade, pode ser um choque para muitas pessoas. Para além de ser um excelente momento na vida de quem passa por esta fase, é também por vezes um momento difícil. Saiba porquê:


1. Pode não ficar imediatamente feliz

Chegou a visitar a universidade quando estava a decidir quais os exames de acesso a fazer? Chegou a ver como eram as aulas do seu curso? Na verdade, aquela aula experimental a que assistiu durante o Open Day ou a Universidade de Verão não será a sua aula. Muitos fatores interferem no decorrer de uma aula – o principal deles é mesmo os alunos. Durante as aulas da universidade terá tanta informação para absorver que poderá não gostar de tudo à primeira (ou até mesmo nunca vir a gostar). Perceba que não existe a necessidade de fingir que gosta das coisas. Seja sempre honesto consigo mesmo sobre o que está a sentir, até porque é normal que se sinta dessa maneira.


2. Terá preocupações reais

Quem lhe disse que não tinha com que se preocupar durante a faculdade não foi certamente a nenhuma aula durante o curso. Terá que refletir sobre a sua carreira. Vai comparar-se aos seus colegas. Questionará quem é e o que quer. Estas preocupações reais acontecem na faculdade, e com todos.


3. Terá dificuldade em fazer amigos

O seu novo melhor amigo não vai aparecer na sua frente logo nos seus primeiros diass na universidade. Pense o quão difícil é encontrar grandes amigos. Por isso, tenha paciência e dê tempo ao tempo. Se está a ter dificuldade em encontrar pessoas com quem se dê bem à primeira, não há nada de errado com isso. É difícil ser sociável e sair por cima ao tentar controlar uma vida completamente nova. Vai necessitar de muita energia para isso. Não existe um prazo para fazer amigos. Por isso, tenha calma e não apresse as coisas.

 

4. É normal sentir saudades

Não existem distrações suficientes para fazer com que pare de pensar sobre o seu antigo quarto, família e aquele restaurante onde se come tão bem na sua cidade. A tristeza não é assim tão má. Significa que, nesse caso, as pessoas fizeram com que se sentisse feliz. Não há nenhum problema em sentir saudades da sua antiga vida.

 

5. Pode sentir-se perdido

Às vezes, acha que queria fazer Medicina, mas numa outra aula, como por exemplo Psicologia, descobre que afinal queria ser psicólogo. Se mudar de ideias, ainda será você mesmo? Existem outras opções e caminhos que podem ser tidos em consideração durante a faculdade. Pode mudar de ideias e também se sentir confuso a esse respeito.

 

6. Pode sentir-se frustrado e irritado na faculdade

A faculdade vai muito mais além do que as aulas. Existe a secretaria, os professores, outros estudantes, enfermeiros, bibliotecários, seguranças e muitas outras pessoas. Às vezes, as pessoas não são eficientes, cooperativas ou sensíveis como gostaria que fossem. Algumas vezes vai sentir-se frustrado com as pessoas ou a faculdade. O que não significa que tenha escolhido a universidade errada.

 

7. Pode sentir-se sobrecarregado

Não existe um manual para a sua vida nem para a de ninguém. A coisa mais importante para se lembrar é que independentemente de como se sinta, enquanto se está a acostumar à faculdade, tudo vai ficar bem.

Fonte: Universia Portugal