Lisboa: (+351) 213 216 400 | Porto: (+351) 225 198 700

A capacidade de memorização não é igual para todos, e há quem tenha sérias dificuldades em fazê-lo, porque ler vários textos e conseguir lembrar-se de todos os pormenores é difícil e não está ao alcance de qualquer um. No entanto, se seguir os passos certos, esta tarefa poderá tornar-se menos complicada e pode testar já nos próximos exames.

 

Consulte 9 dicas para memorizar mais rapidamente


1. Preparar:

Antes de começar a estudar, deve preparar-se previamente. Tenha em atenção a escolha do local de estudo, fundamental para que consiga manter o foco e prestar a atenção necessária.

2. Gravar o que memoriza:

Fazer uma gravação audio do que tem que memorizar pode ser-lhe útil para reter mais facilmente as informações, sobretudo se em causa estiver uma palestra à qual assistiu, ou um discurso que vai ter que fazer. Leia em voz alta os textos que tem que fixar para que os possa ouvir mais tarde.

3. Anotar:
Para que se familiarize com aquilo que tem que memorizar, escreva várias vezes as informações por tópicos até que o assunto fique mais claro na sua mente. Uma boa alternativa pode ser também fazer essas anotações enquanto ouve as gravações que fez.

4. Dividir as notas:
Se sente que aprende melhor recorrendo à associação visual, divida as suas anotações por secções e separe os assuntos por cores. Experimente, e verá que esta pode ser a solução ideal para si.

5. Repetir:
Perante determinadas situações pode ter que decorrar determinado texto ipsis verbis. Nestes casos, tente repetir a leitura linha por linha até conseguir fixar as palavras. Faça depois um teste para verificar se a estratégia funciona e tente lembrar-se do que foi lido sem olhar para o texto. Se necessário peça ajuda a alguém.

6. Escrever aquilo que se lembra:
Depois de fazer essa leitura repetitiva dos textos, escreva tudo o que guardou na sua memória. Isso vai ajudá-lo a reforçar a memorização.

7. Ensinar alguém:
Quando memorizar grande parte da matéria, teste e reforce os seus conhecimentos tentando ensiná-los a alguém, ou a si mesmo.

8. Ouvir as suas gravações:
Enquanto estiver a fazer outras tarefas, aproveite para ouvir as suas gravações. Isso vai ajudá-lo a manter as informações na cabeça e não terá que dedicar depois tanto tempo exclusivamente a isso, podendo dar atenção a outras tarefas.

9. Fazer intervalos:
Tentar memorizar o que quer que seja não vai resultar se não fizer alguns intervalos para descansar a cabeça. Só com a mente fresca conseguirá assimilar os assuntos com clareza. Por isso, estabeleça períodos de repouso e siga-os à risca.

Fonte: Universia Portugal