Lisboa: (+351) 213 216 400 | Porto: (+351) 225 198 700

Vivemos submersos no meio da era do networking: eventos especializados voltados para nichos de públicos específicos proliferam neste “admirável mundo novo”.

Networking em todos os lugares

Pode desenvolver as suas habilidades e capacidades de networking em qualquer lugar e qualquer espaço desde que seja com bom senso. Pode rapidamente estabelecer uma rede ou entrar em contato com o mercado ao comprar numa loja especializada, na escola dos seus filhos, durante um evento cultural ou quando abrir o LinkedIn.

Personalidade extrovertida e amigável

Quando se trata de criar uma comunidade ao seu redor, trabalhar as suas ferramentas de socialização e ser extrovertido abrir-lhe-à muitas portas, já que aumentará as suas possibilidades de se oferecer como orador para uma apresentação, cumprimentar especialistas e profissionais com os quais deseja colaborar ou distribuir o seu cartão profissional em eventos.

Conexão online após a reunião pessoalmente

Não seja tímido na hora de tentar conectar-se em redes sociais com pessoas que conhece no plano físico. Esta atitude pode ajudá-lo mais do que cartões de negócios ou emails de marketing. Portanto, trabalhe em profundidade o conteúdo das suas publicações do LinkedIn e outras atividades para tornar as conexões com os seus contatos mais íntimas e próximas.

Procure orientação

Ao construir relacionamentos profundos de longo prazo, um mentor pode abrir muitas portas na sua carreira profissional, ajudando-o a avaliar ofertas de emprego, saber quando é o momento certo para deixar um cargo, negociar um aumento, lançar um novo projeto ou ter formação em novas competências.

Faça amigos no trabalho

Se acompanhar o curso das estatísticas laborais actuais, perceberá que não vai permanecer no seu emprego atual para sempre, mas é muito útil partilhar valores, metas e projetos com os seus colegas, criando conexões sólidas e valiosas de longo prazo, algo fundamental em termos tanto de qualidade humana como de utilidade profissional. Estes relacionamentos vão tornar o seu tempo de trabalho mais agradável e também podem criar oportunidades futuras.

Dar para receber

Tenha uma postura de reciprocidade tal como procura empatia, ajuda e colaboração dos outros, também deve ser assertivo, amável e proativo. Se tiver a oportunidade de recomendar alguém da sua rede para um trabalho, uma entrevista ou um projeto, nao hesite, faça-o!

Fonte: Universia